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Quando pensamos em fibras geralmente nos vem à cabeça farelo de aveia ou Metamucil, coisas que tomamos para prevenir constipações e que têm gosto de papelão.

Mude esse pensamento.

A fibra é um nutriente essencial para a saúde humana.

Triste, mas a dieta de vários países tem ficado perigosamente deficiente em fibras e isso causa muitos problemas de saúde como hemorroidas, prisão de ventre, varizes e diabetes, além de ser uma das principais causas do câncer.

Ao incluir fibras vindas de alimentos gostosos você ganha muito mais do que alívio para uma prisão de ventre.

Quando alimentos naturais e de origem vegetal como frutas, legumes e leguminosas são à base de sua dieta, você obtém uma grande quantidade de vários tipos de fibras.

Esses alimentos são ricos em carboidratos complexos e em fibras solúveis e insolúveis.

As fibras reduzem a absorção de glicose e controlam a digestão.

Fibras de origem vegetal geram efeitos fisiológicos complexos no trato digestivo que trazem uma série de benefícios, como a redução do colesterol.

Por causa da fibra, e por causa dos preciosos componentes que não se perderam ao longo do processamento, alimentos naturais satisfazem e não provocam desejos fisiológicos anormais ou desequilíbrios hormonais.

Confusões Sobre O Papel Da Fibra

Algumas pessoas estão tão confusas que já nem sabem no que acreditar.

Por exemplo:

Dois estudos sobre fibras receberam uma cobertura inacreditável por parte da mídia depois de terem sido publicados no New England Journal Of Medicine.

Os jornais estamparam em letras garrafais: DIETAS RICAS EM FIBRAS NÃO PROTEGEM CONTRA O CÂNCER DE CÓLON.

Não é de se estranhar que a população esteja confusa com tantas mensagens conflituosas sobre uma boa alimentação e haja pessoas desistindo de ter uma alimentação saudável depois de ouvir uma coisa diferente a cada dia.

Não dá para simplesmente comer uma barra de chocolate com fibras ou polvilhar um pouco de Metamucil na rosquinha e na batata frita e esperar que com isso possamos colher os mesmos benefícios de uma alimentação rica em alimentos fibrosos.

Os estudos não provam que uma dieta rica em frutas frescas, vegetais, leguminosas, castanhas, sementes e grãos integrais não é capaz de oferecer proteção contra o câncer de cólon.

A eficácia dessa dieta na prevenção do câncer em várias regiões do corpo, incluindo o cólon, já foi demonstrada em centenas de estudos observacionais.

A verdade é que alimentos saudáveis e nutritivos são também ricos em fibras e que alimentos associados ao desenvolvimento de doenças costumam ser pobres em fibras.

Carne e derivados do leite não contêm fibra alguma, e alimentos feitos de grãos refinados (como pão branco, arroz branco e massas) têm suas fibras removidas.

Está claro que devemos reduzir o consumo desses alimentos pobres em fibras se quisermos perder peso e viver uma vida longa e saudável.

A quantidade de fibras consumidas a partir de comida de verdade é um bom marcador para o risco de desenvolver doenças.

O volume de fibras pode predizer melhor o ganho de peso, os níveis de insulina e outros fatores de risco cardiovascular do que total de gorduras consumidas.

De novo: os dados mostram que eliminar as fibras dos alimentos é extremamente perigoso.

Pessoas que consomem muitos alimentos ricos em fibras são as mais saudáveis, como podemos observar pelas melhores medidas de cintura, níveis mais baixos de insulina e outros marcadores de risco de desenvolvimento de doenças.

Para que uma dieta seja considerada saudável, ela precisa ser composta predominantemente por alimentos naturais e ricos em fibras.

Não é que a fibra extraída da planta tenha propriedades miraculosas. É o vegetal inteiro, consumido como um pacote completo, que contém os nutrientes anticancerígenos naturais e que ainda por cima é rico em fibras.

 

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Post Author: Blog - Emagrecer com Saúde

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