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Castanhas e Sementes Protegem Contra A Morte Por Causa Cardiovascular

Castanhas cruas e sementes são cheias de nutrientes.

Lignanas, bioflavonoides, minerais e outros antioxidantes protegem o frágil frescor das gorduras de castanhas e sementes, e proteínas e esteróis vegetais baixam naturalmente o colesterol.

Talvez uma das mais novas e inesperadas descobertas na epidemiologia nutricional nos últimos cinco anos seja a de que o consumo de castanhas e sementes oferece uma grande proteção contra doenças cardíacas.

Muitos estudos clínicos observam os efeitos benéficos de uma dieta rica em castanhas (como nozes, amendoins, amêndoas e outras) nos lipídios do sangue.

Uma análise de 33 experimentos usando castanhas e nozes demonstrou de maneira convincente que seu consumo diário diminui o colesterol total e o LDL (o mau colesterol).

Esses alimentos não apenas baixam o colesterol LDL, como também aumentam o colesterol HDL (o bom).

O interessante é que elas ajudam a normalizar um tipo perigoso de molécula LDL, as pequenas e densas partículas de LDL que causam danos aos vasos sanguíneos, particularmente às células endoteliais que as revestem.

Levando em conta especificamente as mudanças em fatores de risco conhecidos, como a diminuição dos níveis de açúcar ou de colesterol no sangue, descobriu-se que o consumo de castanhas e sementes diminui as mortes causadas por doenças cardiovasculares e aumenta a expectativa de vida.

Até hoje, cinco grandes estudos examinaram a relação entre o consumo de castanhas e sementes e o risco de arteriosclerose.

Todos encontraram uma relação inversa.

Baseando-se nos dados no Nurse’s Health Study, estima-se que substituir a energia proveniente de carboidratos pelo equivalente em gordura advinda de castanhas reduz em 30% o risco de doenças cardíacas.

A substituição da gordura saturada pela gordura de castanhas está associada a uma redução de 45% no risco.

O Physicians Health Study apresentou ainda mais dados.

A mais fascinante, e talvez mais importante, descoberta é que castanhas e sementes não apenas diminuem o colesterol e protegem contra ataques cardíacos, como seus componentes também parecem ter efeitos antiarritmia e anticonvulsões, reduzindo radicalmente a taxa de mortes súbitas.

O estudo acompanhou 21.454 homens durante uma média de 17 anos.

Os pesquisadores registraram um menor risco de morte súbita cardíaca e outras fatalidades causadas por doenças do coração depois de controlar fatores de risco coronarianos conhecidos e outros hábitos alimentares.

Quando comparados com homens que raramente ou nunca consumiam sementes ou castanhas, aqueles que consumiam duas ou mais porções por semana tinham um risco de morte súbita cardíaca 50% menor.

A morte súbita cardíaca não é um ataque do coração, mas uma arritmia perigosa chamada fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular.

Pessoas com doenças do coração nem sempre morrem de ataque cardíaco, elas podem morrer por causa de batimentos irregulares que impedem o coração de bombear o sangue adequadamente.

Coma Castanhas E Sementes Em Vez De Óleos Para Uma Perda de Peso Saudável

Estudos epidemiológicos indicam uma associação inversa entre o consumo de castanhas e sementes e o índice de massa corporal.

O interessante é que consumi-las pode na verdade conter o apetite e ajudar as pessoas a se livrarem de diabetes e dos quilos a mais.

Em outras palavras, quem consome mais nozes e sementes tende a ser magro, e quem consome menos tende a ser mais gordo.

Experimentos com o consumo controlado de castanhas, desenvolvidos para verificar se a ingestão desse tipo de alimento resultava em ganho de peso, mostraram ao contrário: comer castanhas cruas e sementes promove perda, e não ganho, de peso.

Muitos outros também mostraram que comer uma pequena quantidade de castanhas e sementes na verdade ajuda quem está em dieta a se sentir saciado, manter-se no programa e conseguir perder peso por bastante tempo.

Por sua vez, óleos refinados, que contêm 120 calorias por colher de sopa, engordam e podem sabotar sua perda de peso.

Além disso, eles não possuem nenhum efeito protetor para o coração.

O segredo aqui é esquecer o óleo e, em seu lugar, fazer molhos e pastinhas misturando sementes e castanhas.

A dieta mais saudável para todas as idades é aquela que inclui alguns alimentos gordurosos saudáveis.

Essa mesma dieta também irá prevenir e reverter doenças.

Mesmo para pessoas acima do peso, recomendo 30g de castanhas e sementes cruas e sem sal por dia, como sementes de gergelim, de girassol, de linhaça, de abóbora, nozes, pistache ou amêndoas.

 

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Post Author: Blog - Emagrecer com Saúde

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