doces-massas-pao-branco

Prós e Contras De Ser Uma Formiga E Adorar Doces

Embora tenhamos muitos traços exclusivamente humanos, em termos genéticos estamos intimamente relacionados aos grandes primatas e a outros macacos.

Os primatas são os únicos animais da Terra que podem sentir sabores doces e enxergar cores.

Fomos projetados pela natureza para ver, compreender, comer e apreciar o sabor dos doces e coloridos das frutas.

As frutas são parte essencial de nossa alimentação.

Elas são indispensáveis para se manter saudável.

Diversos estudos já mostraram que o consumo de frutas é nossa melhor arma contra certos tipos de câncer, como o de boca, esôfago, pulmão, próstata, pâncreas e colorretal.

Por sorte, nossa obsessão natural por doce nos leva diretamente a esses alimentos “criados” especialmente para saciar nossa herança primata: as frutas.

Frutas frescas nos trazem poderosos benefícios à saúde.

Pesquisadores já encontraram nas frutas substâncias com poderes inigualáveis na proteção da deterioração e do envelhecimento do cérebro.

Algumas frutas, especialmente o mirtilo, são ricas em antocianinas e outros componentes que combatem os efeitos do envelhecimento.

São muitos os estudos apontando evidências de que as frutas, mais do que qualquer outro alimento, estão associadas às menores taxas de mortalidade por qualquer tipo de câncer.

Comer frutas é essencial para nossa saúde, vitalidade, qualidade de vida e longevidade.

Infelizmente, nosso gosto natural por doces costuma ser satisfeito pelo consumo de produtos açucarados como doces e sorvetes, e não pelas frutas frescas.

Estudos apontam que um ser humano consuma hoje inacreditáveis trinta colheres de chá de açúcar, adicionadas aos alimentos por dia.

Sim, essa é a quantidade diária.

Precisamos satisfazer nosso desejo por doces com frutas frescas e naturais e outras substâncias de origem vegetal que nos abastecem não só de carboidratos e energia, como também de substâncias indispensáveis na prevenção de doenças.

Massas E Pão Branco

Ao contrário das frutas que encontramos na natureza, que dispõem de um complexo de nutrientes, carboidratos processados como pão, macarrão e bolo são deficientes em fibras, fitonutrientes, vitaminas e minerais.

Esses elementos são completamente perdidos durante o processo de refinamento.

Em comparação com o trigo integral, o pão e o macarrão perdem:

  • 62% de zinco
  • 72% de magnésio
  • 95% de vitamina E
  • 50% de ácido fólico
  • 72% de cromo
  • 78% de vitamina B6
  • 78% de fibras

Um estudo realizado ao longo de seis anos com 65 mil mulheres mostrou que aquelas que consumiam muito carboidrato refinado oriundo de pães, arroz branco e massas tiveram uma incidência de diabetes do tipo 2 duas vezes e meia maior em comparação com outras mulheres que seguiam uma alimentação com mais fibras, ingerindo pão e arroz integrais.

Esses resultados foram reproduzidos em um estudo com 43 mil homens.

Diabetes não pode ser vista como um problema trivial, essa é a sétima principal causa de morte por doença e sua incidência só aumenta.

Esses alimentos cheios de amido e farinha branca, retirados da categoria in naturajá nem podem ser considerados comidas de verdade.

As fibras e a maioria dos minerais foram removidos, fazendo com que esse tipo de alimento seja absorvido rápido demais pelo organismo, gerando um aumento acentuado de glicose na corrente sanguínea.

O pâncreas é, então, forçado a bombear insulina mais rápido para manter tudo sob controle.

Excesso de gordura corporal também nos leva a requisitar mais insulina do pâncreas.

Ao longo do tempo, a demanda excessiva de insulina ao pâncreas, causada de um lado pelo consumo de alimentos refinados e do outro pelo aumento da gordura corporal, leva a diabetes.

Carboidratos refinados, farinha branca, doces e até suco de frutas, por entrarem na corrente sanguínea muito rapidamente, podem também elevar os níveis de triglicerídeos, aumentando o risco de ataque do coração em indivíduos suscetíveis.

Toda vez que come esse tipo de comida processada, você não exclui de sua dieta apenas os nutrientes essenciais que nós conhecemos.

Você exclui também milhares de fitonutrientes que ainda não foram descobertos, mas que são cruciais para a manutenção das funções humanas normais.

Quando a casca rica em nutrientes é removida do trigo para transformá-lo em farinha branca, a parte mais nutritiva do alimento se perde.

 

Dieta-21-Dias-1

Post Author: Blog - Emagrecer com Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia Também...

Por-que-a-maioria-das-dietas-falham

Por Que A Maioria Das Dietas Falham

A imprensa, os livros de dieta e até mesmo boa

fome-verdadeira

Fome Verdadeira

Vamos conhecer mais um pouco sobre “Fome Verdadeira”, leia nosso

medo-de-passar-fome

Medo de Passar Fome

Uma Importante Descoberta Muitas pessoas temem a fome. Parece absurdo

Curta Nossa Página no Facebook!!!