e-se-eu-tiver-um-metabolismo-lento

Seu peso pode ser sutilmente afetado pela genética, mas essa influência não é tão forte assim.

Além do mais, estou convencido de que herdar uma taxa metabólica mais lenta, com tendência ao ganho de peso, não é falha nem defeito, e sim um presente genético do qual podemos tirar vantagem.

Como isso é possível?

O metabolismo mais lento está associado à longevidade em todas as espécies animais.

Dá para imaginar que, para pessoas que viveram há sessenta mil anos ou mesmo há apenas algumas centenas de anos, ter uma taxa metabólica mais baixa pode ter ajudado a aumentar suas chances de sobrevivência, já que não era fácil obter calorias o suficiente.

Um exemplo:

A maior parte dos peregrinos que em 1620 chegaram ao Estados Unidos vindos da Inglaterra a bordo do Mayflower morreu logo no primeiro inverno.

Eles não conseguiam encontrar nem fazer comida o bastante, portanto, só aqueles que foram agraciados com um metabolismo lento conseguiram sobreviver.

Como se pode ver, nem sempre é ruim ter um metabolismo lento.

Certamente é desvantagem em nosso contexto atual de comilança desenfreada e consumo de uma dieta rica em calorias e pobre em nutrientes.

Certamente isso vai aumentar suas chances de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e câncer, caso decida seguir esse padrão de alimentação.

Contudo, se forem feitas escolhas alimentares mais adequadas para manter um peso saudável, o indivíduo com um metabolismo mais lento pode envelhecer mais lentamente.

Nosso corpo é como uma máquina.

Se colocarmos a máquina o tempo inteiro na potência máxima, ela vai gastar mais rápido.

Se for verdade que animais com metabolismo mais lento vivem mais, ingerir mais calorias, o que eleva nossa taxa metabólica, nos faz envelhecer depressa.

Ao contrário do que você pode ter lido por aí, nosso objetivo deve ser o de comer pouco, apenas o suficiente para manter um corpo magro e com massa muscular, não mais que isso.

Dessa forma teremos um metabolismo relativamente lento.

Então, pare de se preocupar com sua baixa taxa metabólica.

Essa não vai ser a justificativa para o seu problema de peso.

Tenha em mente estes três pontos importantes:

1 – A taxa metabólica de repouso diminui ligeiramente durante os períodos de menor ingestão calórica, mais isso não é suficiente para inibir de maneira significativa a perda de peso.

2 – A taxa metabólica de repouso volta ao normal logo depois que você para de restringir o consumo de calorias. Essa redução da taxa metabólica não é permanente nem faz com que seja mais difícil fazer dieta no futuro.

3 – A redução brusca da taxa metabólica por causa de uma dieta não explica o efeito sanfona experimentado por tantas pessoas com excesso de peso. Essas flutuações são causadas principalmente pelo movimento constante de entrar e sair de dietas. É especialmente complicado permanecer em um esquema de restrição calórica quando esse programa não preenche as necessidades bioquímicas do indivíduo por nutrientes, fibras e fitoquímicos.

Aqueles que têm predisposição genética para o sobre peso podem na verdade ter o potencial genético de viver mais que o restante de nós.

A chave para sua longevidade reside em sua própria capacidade de escolher uma dieta rica em nutrientes e fibras e sem tantas calorias e em fazer atividades físicas adequadas.

Ajustando a densidade de nutrientes por calorias da sua alimentação à sua taxa metabólica, você passa a usar o metabolismo lento a seu favor.

Quem consegue se manter no peso normal mesmo tendo um metabolismo mais lento pode viver mais.

 

Dieta-21-Dias-1

Post Author: Blog - Emagrecer com Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia Também...

Por-que-a-maioria-das-dietas-falham

Por Que A Maioria Das Dietas Falham

A imprensa, os livros de dieta e até mesmo boa

fome-verdadeira

Fome Verdadeira

Vamos conhecer mais um pouco sobre “Fome Verdadeira”, leia nosso

medo-de-passar-fome

Medo de Passar Fome

Uma Importante Descoberta Muitas pessoas temem a fome. Parece absurdo

Curta Nossa Página no Facebook!!!