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Deixando Para Trás Os Mitos Sobre Proteínas

Lembra aquelas tabelas dos “Quatro grupos de alimentos básicos” que todos vimos na escola primária?

As proteínas tinham seu lugar próprio, no qual havia a imagem de um bife grosso, um peixe inteiro e uma galinha.

Os laticínios também tinham seu espaço.

Aprendemos que uma dieta saudável supostamente era centrada em carne e leite.

Pensava-se que as proteínas eram o melhor de todos os nutrientes e que ingeri-la em grande quantidade, era a chave para a força, a saúde e o vigor.

Infelizmente, as taxas de câncer dispararam.

Com o resultado de pesquisas sobre as causas da doença, tivemos que repensar aquilo que nos ensinaram.

É difícil se livrar de velhos hábitos: a maioria das pessoas ainda se prende ao que foi ensinado quando criança.

Poucos assuntos são tão distorcidos na cultura moderna como esse das proteínas.

Saiba que realmente precisamos de proteínas.

Não podemos ser saudáveis sem elas.

Vegetais possuem muitas proteínas.

Você não precisa ser nutricionista ou especialista em dietas para saber o que comer, e não tem que combinar e recombinar alimentos para obter o total de proteínas de que precisa.

Qualquer combinação de alimentos naturais suprirá seu aporte adequado de proteínas, incluindo todos os oitos aminoácidos essenciais e não essenciais.

É desnecessário combinar alimentos para ingerir proteínas necessárias a cada refeição.

O corpo armazena e libera os aminoácidos necessários em um período de 24 horas.

Cerca de um sexto de nossa utilização diária de proteínas vem da reciclagem de nosso próprio tecido corporal.

Essa reciclagem, ou digestão de nossas próprias células que recobrem o trato digestivo, nivela qualquer variação entre as refeições em termos de “incompletude” de aminoácidos.

Ela não requer qualquer espécie de sofisticação para adquirir proteínas suficientes, mesmo se você consumir apenas vegetais.

É apenas quando uma alimentação vegetariana gira em torno de pão branco e outros alimentos processados que o conteúdo de proteínas cai demais.

No entanto, no minuto em que você inclui alimentos não processados como vegetais, grãos integrais, leguminosas ou castanhas, a dieta se torna rica em proteínas.

E A Relva Fez O Leão

O que possui mais proteínas?

Aveia, presunto ou tomate?

A reposta é que todos possuem a mesma quantidade de proteínas por caloria.

A diferença é que o tomate e a aveia são recheados de fibras e outros nutrientes antidoenças, e o presunto é recheado de colesterol e gorduras saturadas.

Algumas pessoas acreditam que apenas produtos de origem animal contêm todos os aminoácidos essenciais e que proteínas vegetais são incompletas.

Mentira!!!

Essas pessoas aprenderam que proteínas animais são superiores a proteínas vegetais.

Mentira!!!

Aceitam a noção ultrapassada de que proteínas vegetais devem ser combinadas de alguma maneira complicada que necessita de um físico nuclear para uma dieta vegetariana ser adequada.

Mentira!!!

Acho que elas nunca pensaram muito em como um rinoceronte, hipopótamo, gorila, girafa ou elefante se torna tão grande comendo apenas vegetais.

Animais não adquirem aminoácidos do ar, todos vieram originalmente de vegetais.

Mesmo os aminoácidos não essenciais que são fabricados pelo próprio corpo são apenas aminoácidos básicos levemente modificados de algum modo pelo corpo.

Assim, os músculos do leão podem ser compostos apenas pelos precursores das proteínas e aminoácidos que a zebra e a gazela comeram.

A relva fez o leão.

O que tem mais proteína: 100 calorias de bife ou 100 calorias de brócolis?

Quando digo que é o brócolis, o comentário mais que frequente que ouço é:

“Não sabia que brócolis fornecia proteína.”

As pessoas sabem menos sobre nutrição do que sobre qualquer outro assunto.

Quando você consome grandes quantidades de verduras, ingere uma quantidade considerável de proteínas.

Lembre-se de que uma caixa de 300g de brócolis congelado contém mais de 10g de proteínas.

 

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Post Author: Blog - Emagrecer com Saúde

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